sábado, 13 de abril de 2013

Viver e trabalhar no mesmo lugar: Jean Nouvel diz que dá certo


Levar trabalho pra casa ou levar a casa até o trabalho? A ordem dos fatores não altera o fato que estes dois universos estão em colisão, expansão e plena mutação. O arquiteto e designer francês, Jean Nouvel,  foi convidado para retratar no Salão do Móvel de Milão esta tendência dos nossos dias em que casa e escritório se transformaram em uma coisa só. 


Nouvel acredita que, como passamos hoje mais tempo no trabalho do que em casa, porque não pensar este espaço para que seja confortável como um lar. "É necessario mudar o comportamento, projetar e pensar o espaço de trabalho de modo alternativo. O escritório deve ser um espaço de estar, personalizado, transformável e pleno de história e objetos. Um lugar simplesmente agradável", disse Nouvel.


Em uma área de 1,2 mil metros quadrados no pavilhão 24, Nouvel criou um espaço expositivo com cinco alternativas de convivio casa-escritório: um apartamento, uma casa, um depósito no estilo loft, um laboratório, um escritório racional e tecnológico. Um lounge também foi criado para expor em vídeos, entrevistas com quatro personalidades do mundo da arquitetura e do design, Philippe Stark, Ron Arad, Michele de Lucchi,  e Marc Newson.